Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 07/01/2020 20:21:27

Visitações acontecem entre janeiro e fevereiro, contemplando adolescentes em centros da capital, interior e litoral

 

Mais 375 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação ou semiliberdade em 31 centros socioeducativos da Fundação CASA localizados na Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral se inspirarão na genialidade do renascentista Leonardo da Vinci, a partir desta terça-feira (07 de janeiro), na exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio”, em cartaz no recém-inaugurado espaço do MIS Experience.

Até o final de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde, em dias e horários pré-agendados, os jovens conhecerão alguns dos manuscritos, invenções e obras de arte do pintor, arquiteto e inventor italiano, sempre acompanhados de um monitor do MIS Experience.

O novo espaço é resultado de uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS), uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a TV Cultura, inaugurado em novembro passado.

Nesta terça (07/01), oito adolescentes dos CASA João do Pulo, do Complexo da Vila Maria, em São Paulo, e do CASA Cândido Portinari, do Complexo Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, se encantaram em saber detalhes sobre obras como Mona Lisa e o “Homem Vitruviano”, além das invenções.

“É muito legal ver o que está nos livros transformado em realidade. É interessante ver como era a vida no passado”, afirmou o André (nome fictício), um adolescente de 17 anos que está internado no CASA Cândido Portinari, em Ribeirão Preto.

Em dezembro do ano passado, a Fundação CASA, com apoio do MIS Experience, já havia levado 20 adolescentes para visitar a exposição e nove tiveram a oportunidade de participar da oficina cultural sobre o artista renascentista, na qual fizeram releituras, em peças de gesso do “Homem Vitruviano”. As releituras dos jovens farão parte da “Vitruviano Parade” e serão distribuídas em diferentes pontos da capital paulista.

Os adolescentes, de ambos os sexos, que visitarão a exposição cumprem suas medidas socioeducativas nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Itapetininga, Guarulhos, Peruíbe, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Bauru, Mongaguá, Santos, Sertãozinho, Itanhaém, Franco da Rocha e Itaquaquecetuba.

A exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio” é patrocinada pelo Bradesco, Cielo, Fiat, Pirelli, Sabesp e Vale.