Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 07/06/2019 19:45:56

Assessor de advocacy do Instituto Sou da Paz conversou com adolescentes e funcionários em palestra

 

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Pirituba, na cidade de São Paulo, discutiram a estrutura e o funcionamento da segurança pública brasileira durante palestra com o assessor de Advocacy do Instituto Sou da Paz, Felippe Angeli, na última sexta-feira (31 de maio).

Angeli explicou o funcionamento do sistema de segurança pública, a estruturação, a responsabilidade de cada nível da federação – União, Estados e municípios – e a respectiva distribuição das responsabilidades políticas. O convite para a palestra partiu dos integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Diversidades do centro socioeducativo.

O assessor do Instituto Sou da Paz ainda abordou o panorama da situação da violência no Brasil, suas causas e sugestões de soluções para reduzir e prevenir crimes violentos e combater o crime organizado. As proposições estão no documento chamado “Agenda Segurança Pública É Solução”, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Igarapé.

“As soluções contemplam, entre outros temas, a política de drogas, o sistema penitenciário e a política de controle de armas de fogo”, explicou Angeli.

Os jovens interessaram-se pela discussão, que fizeram diversos questionamentos. “Demonstramos que temos um problema, mas acreditamos que é possível resolver”, avaliou o palestrante.

O Instituto Sou da Paz é uma organização social que atua na redução da violência no país, procurando contribuir para a efetivação de políticas públicas de segurança pública e de prevenção à violência.