Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 24/01/2020 19:14:09

Jackson se graduou em Enfermagem por meio de bolsa de estudos, conquistada enquanto ainda cumpria internação

 

A educação transforma a vida. Esta frase ganhou ainda mais sentido e força quando o enfermeiro Jackson Mendes de Souza contou para os adolescentes do CASA Bela Vista, no Complexo Vila Maria, na capital paulista, sua trajetória desde egresso do CASA Ouro Preto, centro da Divisão Regional Metropolitana Norte (DRM-V), a graduado em Enfermagem com bolsa de estudos integral conseguida por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), enquanto ainda cumpria medida socioeducativa de internação.

Como parte da programação das férias escolares e no contexto das atividades da semana de profissões, cuja realização foi orientada pela Gerência de Educação Profissional (GEP), o hoje profissional explicou todas as dificuldades que enfrentou e como a formação o auxiliou a mudar sua história.

Morador da cidade de São Paulo, durante sua internação, Souza, que não tinha defasagem idade-série, decidiu prestar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), em 2014. Estudou muito, com apoio da hoje coordenadora pedagógica do CASA Bela Vista, Jéssica Cinel, agente educacional do CASA Ouro Preto e então sua referência.

“Na época, o Jackson tinha ficado muito chateado porque a namorada não foi mais vê-lo depois de ingressar na faculdade de Nutrição. Ele decidiu também estudar e se dedicou muito”, explicou a coordenadora pedagógica.

Inscrito para prestar o Exame, o resultado foi uma nota o suficiente para bolsa integral em uma universidade particular. Em dezembro do ano passado, ele se graduou. Em janeiro deste ano, quis compartilhar com jovens ainda em internação sua história, na esperança de ser um exemplo.

“Os adolescentes ficaram muito curiosos, foi interessante ver os comentários deles após a palestra. Em geral, eles viram que quando falamos que estudar dá certo, é verdade”, afirmou Jéssica. “Foi maravilhoso ver o quanto o jovem Jackson está mudado e realizando seus sonhos através de seus estudos e trabalho.”

Cão Terapeuta

A programação de férias escolares do CASA Bela Vista também contou com uma visita especial: dois cachorros – Angel e João – do Instituto Cão Terapeuta passaram três horas de uma tarde com os adolescentes em internação da Ala B.

A atividade teve como foco despertar sentimentos de cuidados, interação e solidariedade nos jovens. Além de interagirem com os animais, os voluntários do Instituto também ensinaram os primeiros passos para o adestramento e um cachorro.

O Instituto Cão Terapeuta, localizado em São Paulo, promove saúde e qualidade de vida entre pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da intervenção assistida por animais.