Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 28/08/2019 14:55:00

O CASA Andorinhas é o anfitrião do campeonato regional de modalidade praticada por pessoas com deficiência visual

 

Um total de 40 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nos centros pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC) participam nesta quarta-feira (28/08) do Festival Regional de Goalball, modalidade esportiva praticada por pessoas com deficiência visual. Os jogos acontecem na quadra de esportes do CASA Andorinhas, em Campinas. Funcionários dos centros socioeducativos também participaram da experiência.

O objetivo do esporte é lançar a bola com as mãos no gol adversário, sem ter a visão do jogo.

Participam do evento equipes dos CASAs Campinas, Maestro Carlos Gomes, Andorinhas e Jequitibá, em Campinas; Morro Azul, em Limeira; Rio Piracicaba, em Piracicaba; Escola Rio Claro, em Rio Claro; e Mogi Mirim.

De acordo com a chefe de Seção Técnica da DRMC, Carolina Maciel, o evento tem como finalidade promover a modalidade esportiva entre os adolescentes e ampliar o repertório das práticas corporais trabalhadas dentro dos centros.

“Quisemos produzir o debate sobre as pessoas com deficiência e sensibilizar os adolescentes quanto à importância da convivência com as diferenças, bem como aprenderem a reconhecer os potenciais destas pessoas”, disse Carolina.

A ideia do Festival é que não haja uma competição entre os centros, mas que os jovens vivenciem a modalidade esportiva. Ao final, todos serão premiados pela participação.

O tema da inclusão vem sendo debatido entre os profissionais de Educação Física dos centros da DRMC em reuniões organizadas pela supervisora da Divisão Luciane Herreiro Mitica. São discutidas formas didáticas de abordar as modalidades adaptadas com os adolescentes, aplicando-as nas aulas de Educação Física e Esporte oferecidas pelos profissionais da CASA aos adolescentes nos centros de atendimento.