Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 30/08/2019 18:05:15

Evento contou com a presença de personalidades como o ex-jogador e comentarista Casagrande, e do diretor do Instituto Esporte & Educação, Abel Ardigó

 

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, o auditório da sede da Fundação CASA, no bairro da Luz, na capital paulista, recebeu nesta sexta-feira (30 de agosto) o VII Encontro dos Profissionais de Educação Física da Instituição.

Na abertura do evento, o assessor da presidência, Renato Elizeu Costa, fez uma fala introdutória, representando o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Paulo Dimas Mascaretti. O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado em 1º de setembro, quando entrou em vigor a Lei Federal 9.696/1998, que regulamentou a profissão.

Em sua fala, Costa destacou a importância dos esportes na medida socioeducativa. “Muitas vezes, são por meio das atividades realizadas pelos profissionais que os adolescentes têm seu primeiro contato com o senso de coletividade e entendem o significado da cooperação e da competição saudável”, comentou.

O assessor reconheceu ainda o trabalho realizado por todos os profissionais nos centros socioeducativos e pela equipe da Gerência de Educação Física e Esportes (Gefesp), organizadora da homenagem.

Na sequência, ocorreu uma roda de conversa entre o entre o comentarista e ex-jogador do Corinthians, Walter Casagrande Junior, e o tricampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa de 1970 e assistente de direção na Fundação, Zé Maria, o Super Zé.

A conversa começou pela evolução na preparação física dos jogadores. No início, o foco era maior na resistência, depois na velocidade e agilidade e, atualmente, é também direcionado à parte muscular.

Os convidados também fizeram comparações sobre como eram os treinos de ontem e hoje e os diferentes estilos de treino que eram realizados a cada época.

Também abordaram a valorização dos atletas, a importância do esporte até mesmo na política e, por fim, houve uma breve fala sobre dependência química. Ao final, o microfone foi aberto para perguntas dos participantes.

Em seguida, ocorreu a palestra do diretor do Instituto Esporte & Educação, Abel Ardigó, com o tema “O Profissional de Educação Física: um Agente Transversal no Mundo Contemporâneo”. Veja a íntegra da apresentação em Power Point aqui.

Durante o evento, o palestrante falou sobre como o profissional se encaixa em diferentes contextos, como o senso de comunidade, de globalização, do olhar para a vida, das diferentes práticas esportivas em diversos contextos e da troca de informações.

O encerramento do evento foi realizado pelo gerente de educação física e esportes, Carlos Alberto Robles. A Gefesp também deixa uma mensagem em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física:

“Hoje a Fundação possui no seu quadro 285 profissionais de Educação física na gestão plena e 55 na gestão compartilhada.

Destacamos o avanço da área, que contribui diretamente no trabalho de socioeducativo da Fundação CASA, tendo o reconhecimento da importância das ações realizadas pelos profissionais que compõem o atendimento integral do adolescente.

Para tanto, alguns investimentos vêm sendo realizados na formação desses profissionais, como a participação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A primeira turma já foi realizada com a participação de 114 profissionais e agora estamos na segunda turma com 117 profissionais.

Vale ressaltar que a parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) nos proporcionou a participação de 35 profissionais no Encontro de São Pedro em julho de 2019 e já disponibilizou 50 vagas no Simpósio Internacional de Ciências do Esporte que será realizado no início de outubro/19.

Salientamos que os profissionais vêm correspondendo exemplarmente no atendimento cotidiano dos centros e demonstrando nos eventos propostos toda capacidade, traduzindo as ações com um nível de apresentação de extrema qualidade não só no esporte como nos demais conteúdos da Educação Física.

Parabenizamos todos profissionais de Educação Física pelo compromisso e dedicação que demonstram no trabalho realizado na Instituição.”