Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 02/12/2019 15:08:18

Evento contará com programação especial na UniCASA; servidores devem realizar inscrições com as regionais a partir de 02/12

 

A Fundação CASA realizará a partir da próxima segunda até sexta-feira (09 a 13/12) a sua 1ª Semana da Declaração Universal dos Direitos Humanos na instituição.

O evento será promovido pelo Comitê Institucional de Direitos Humanos e Enfrentamento à Violência e realizado no espaço da sede da UniCASA, localizada no bairro do Belém, em São Paulo.

Já a programação contará com palestras, oficinas, exposições e debates, e pode ser conferida ao final deste texto. As inscrições serão abertas na segunda-feira (02/12) e se encerrarão na quarta (04/12).

Os servidores lotados em centros da DRM-I, DRM-III, DRM-IV, DRM-V, DRMC, DRL, Polo ABCD e DRVP devem procurar suas respectivas regionais para realizarem suas inscrições. Já os da Sede da instituição devem entrar em contato diretamente com o Comitê.

As listas com os nomes dos participantes devem ser enviadas pelas regionais para o e-mail cidhd@fundacaocasa.sp.gov.br e devem conter, no mínimo, 10 pessoas.

 

Programação

Segunda-feira (09/12): A abertura do evento acontecerá às 10h, com a fala da executiva da Fundação CASA. Na sequência, ocorrerá a apresentação cultural “Cordel dos Diretos Humanos”, que será realizada pelo agente de apoio socioeducativo do CASA Ipê, Elizeu do Carmo Munhoz.

Também haverá as palestras: “Educação em Diretos Humanos”, com a coordenadora do Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência, Aureli Alcântara, e “Educação Não-Racista” com a educadora do Museu Afro Brasil, Renata Santos.

O evento terá uma pausa para o almoço e retornará, das 14h às 16h, com a oficina de jogos lúdicos denominada “Quais Diretos a População Não Acessa?”, que será ministrada pela educadora da ONG “Fast Food da Política”, Thays Esaú.

Terça-feira (10/12): O evento terá início às 10h, com a palestra “Diretos Humanos da População LGBT”, com o juiz de direito da 4º Vara Cível de Santos, Frederico dos Santos Messias. Em seguida, ocorre a palestra “Sexualidade da Pessoa com Deficiência LGBTQIA+”, que será ministrada pela autora do blog “Gata sobre Rodas” e cadeirante, Ivone de Oliveira.

Às 14h, o evento retorna com a oficina de jogos cooperativos intitulada “Ética e Pedagogia da Cooperação”, com o técnico da Gerência de Educação Física e Esporte, Guilherme Astolfi.

Quarta-feira (11/12): Das 10h às 12h, o evento acontecerá em três locais distintos:

Memorial da Resistência: ocorrerá o encerramento da segunda turma do curso “Educação em Direitos Humanos”, para servidores de vários cargos.

Museu da Diversidade Sexual: acontecerá a oficina “Diretos Humanos para a População LGBT+”, exclusiva para profissionais da DRM-V.

Museu Afro Brasil: No período da tarde, ocorrerá uma visitação, voltada para gestores e membros do Comitê, com o tema “Valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, Africano e Afro-brasileiro”.

Quinta-feira (12/12): As palestras do evento acontecerão apenas no período da manhã, na UniCASA. A primeira terá como tema “Violências Contra às Mulheres e Rede de Apoio”, com a co-fundadora da Ong “Think Twice”, Gabriele Garcia.

Já a segunda abordará “O Papel do Homem na Equidade de Gênero” e será ministrada pelo advogado e membro do Coletivo “Ressignificando as Masculinidades”, Rafael Rios.

Sexta-feira (13/12): O último dia de evento começará às 10h, na UniCASA, com a apresentação do grupo de percussão dos adolescentes do CASA Diadema.

Na sequência, ocorrerá a palestra “Atendimento de Populações Vulneráveis no Serviço Público”, com a coordenadora da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania, Deborah Malheiros.

Já no período da tarde, das 14h às 16h, acontecerá a oficina de dança circular “Inclusão e Interação” com a fundadora da “Rodanças – Danças Circulares e Centro de Estudos” e ex-funcionária da Fundação CASA, Vaneri de Oliveira.