Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 24/01/2020 16:55:43

Iniciativa contou com o apoio da Zoonoses de Limeira

 

Com o objetivo de promover a conscientização do combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o CASA Morro Azul, em Limeira, pertencente à Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC), promoveu na quinta-feira (23/01) uma palestra para os adolescentes, ministrada pelo educador em saúde, Júlio César do Amaral, do Centro de Controle de Zoonoses do município.

Na palestra, intitulada “Saúde e Prevenção”, Amaral falou sobre a gravidade das doenças transmitidas pelo mosquito, bem como o ciclo de vida do inseto, os principais locais de reprodução e métodos eficazes de prevenção. Ele ressaltou ainda os sintomas provocados pela dengue, pelo zika vírus e a febre chikungunya.

O educador também trouxe ainda algumas lâminas explicativas contendo as fases de reprodução do mosquito: ovo, larva, pupa e mosquito adulto, que foram apresentadas aos adolescentes.

Amaral também falou sobre como evitar a proliferação de escorpiões, mostrando as duas espécies mais comuns no município, que são a amarela e o preta, e também alertou os adolescentes sobre a febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela.

Ao final da palestra, o educador em saúde entregou folhetos informativos, que serão distribuídos para os familiares dos adolescentes no dia de visita, com o intuito de multiplicar o trabalho de mobilização contra o mosquito.