Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 03/12/2019 14:12:41

Evento teve como tema Religiões de Matrizes Africanas

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Morro Azul, em Limeira, pertencente à Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC), participaram de uma palestra sobre as Religiões de Matrizes Africanas, ministrada pelos integrantes da Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda, de Limeira.

Durante o evento, os palestrantes discutiram com os jovens sobre a importância do respeito à diversidade religiosa, a fé e a valorização cultural das matrizes africanas no Brasil. O ritual religioso da Umbanda foi demonstrado por meio da musicalidade dos atabaques, cantos e palmas.

De acordo com a diretora do CASA, Juliana Furlanetto, os jovens mostraram bastante interesse pelo assunto. “Muitos já tiveram contato com a religião antes da internação, mas, para outros era novidade. Também foi uma oportunidade para discutir sobre a intolerância religiosa, e desmistificar a Umbanda, ainda alvo de misturas de conceitos equivocados”, explicou.

O evento foi articulado pelo centro, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos e Diversidade, em parceria com o Conselho Gestor.