Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 15/04/2019 12:08:50

Jovens conduziram pessoas com deficiência visual

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Mirassol (DRO) participaram na última semana da terceira edição do Passeio Ciclístico do Projeto “Vai na frente que atrás tem gente", realizado em parceria com o Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto.

O evento aconteceu na Represa Municipal de Rio Preto e os adolescentes utilizaram as bicicletas do modelo Tandem que possuem capacidade para duas pessoas. No projeto, os jovens conduzem as bicicletas e levam pessoas com deficiência visual para fazer um passeio sensorial sobre duas rodas.

Como explica o responsável pelo projeto, o profissional de educação física, Juliano Romera, durante todo o percurso, os jovens vão narrando as paisagens. “Eles vão descrevendo o trajeto, falando, por exemplo, da natureza, animais, do tempo. Isso, somado às sensações transmitidas pela bicicleta, ampliam o conhecimento de mundo”, explicou.

No centro, o projeto é atrelado aos princípios da cultura de Paz, especificamente os sentimentos de solidariedade e generosidade, como explica a diretora do centro, Vânia Fachi. “Queremos despertar nos adolescentes a empatia e a sensibilidade frente as necessidades do outro. Todos os que participam, sempre relatam muita alegria em estarem ali”, comentou.

O CASA Mirassol tem a sua gestão compartilhada pela OSC Comunidade Só Por Hoje, que contribuiu para a articulação do projeto.