Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 14/03/2019 15:14:51

Jovens do centro conheceram mais sobre o estilo musical e suas influências

 

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Irapuru II (DRO) participaram na última terça-feira (12/03) de uma atividade sobre a história do samba realizada em parceria com o Projeto Guri, por meio de uma articulação com o Polo de Presidente Prudente.

O tema do encontro foi “Os primeiros passos do Samba” e foi ministrado pelo músico e arte-educador convidado José Frutuoso de Souza Neto, mais conhecido como Zézinho.

O sambista, que já teve a oportunidade de ter um samba-enredo cantado por ele na escola Mocidade Alegre, falou um pouco sobre sua história de vida aos adolescentes.

Em seguida, explicou mais sobre o samba e a sua maior manifestação artística que é o Carnaval. O arte-educador falou sobre toda a mitologia, a história e contexto social por trás dos sambas-enredos e das influências de várias culturas, principalmente da africana, na criação desse estilo musical.

Ao final do evento, os jovens participaram de uma roda de samba, realizada pelos alunos dos cursos de percussão, violão, capoeira e teatro, além dos arte-educadores e demais funcionários do CASA.

Como explica a coordenadora pedagógica do CASA, Márcia Bandeira, o evento foi muito positivo. “Contribuiu e ampliou a interação, pois todos tocaram e cantaram músicas que marcaram o Carnaval”, concluiu.