Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 16/09/2019 20:00:34

Adolescentes do centro socioeducativo, da rede pública estadual e atendidos pelos serviços locais discutiram políticas públicas

 

Ao lado de alunos de escolas públicas, de jovens atendidos nos serviços públicos locais, um grupo de adolescentes do CASA Bragança Paulista participou da sétima edição do Papo Sério de Jovens, ocorrido no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa), em Bragança Paulista, no dia 30 de agosto.

Com o tema “Jovens Bragantinos em Defesa do Protagonismo” e o lema “O Mundo Muda, Quando você Muda”, os jovens apresentaram a “Carta com as Propostas para as Autoridades do Município”, com sugestões para debater e aperfeiçoar as políticas públicas no município direcionadas aos adolescentes.

Além de estudantes de escolas públicas estaduais da cidade, participaram jovens atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Jovens Construindo a Cidadania (JCC) da Polícia Militar, Associação Companheiros do Menor (Comenor) e Ação Total.

Diversas autoridades locais compareceram, como o prefeito, Jesus Chedid; o vice-prefeito, Amauri Sodré; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Simone Bueno; o assessor da Presidência da Fundação CASA, Renato Eliseu; o superintendente de Saúde da Fundação, Antônio Augusto de Oliveira; entre outros.

O comando do evento ficou a cargo dos próprios jovens. Após a abertura formal, houve apresentações culturais da Orquestra de Metais Lyra de Bragança e a encenação de uma peça teatral com adolescentes do CASA Bragança Paulista.

Após a leitura da “Carta Proposta”, houve discussões e encaminhamentos em grupos de trabalho, formados pelos jovens, conforme o interesse: juventude, serviços (garagem), esporte, lazer, educação, meio ambiente, cultura e turismo, saúde, desenvolvimento social, agronegócios, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e segurança.

A comissão organizadora do evento, professores da rede, mediadores e profissionais do CASA Bragança Paulista e da Comenor auxiliaram nos debates, que também contaram com as participações dos respectivos secretários municipais.

O Projeto Papo Sério é realizado pelo CASA Bragança Paulista e Comenor (organização social que compartilha a gestão do CASA Bragança) em parceria com a Polícia Militar, a Diretoria Regional de Ensino e os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

No final dos trabalhos, ocorreram as conferências e a compilação das propostas que serão encaminhados para os órgãos públicos.

De acordo com a diretora do CASA Bragança Paulista, Elisangela Martins dos Santos, o evento superou as expectativas. “Houve participação maciça dos alunos e vários jovens reintegrados. Eles possuem uma responsabilidade importante nas ações que decidirão o futuro da cidade e também do nosso país”, avaliou.