Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 15/03/2019 12:29:27

Encontros utilizam princípios do Programa de Doze Passos integrado com base filosófica de OSC

 

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Mirassol (DRO), estão participando de oficinas sobre compulsão e abuso de álcool e drogas por meio de um programa adaptado daqueles oferecidos pelas Irmandades Anônimas/Narcóticos Anônimos (N.A).

Os encontros, chamados no centro de “Oficina dos Passos”, utilizam como ferramenta alguns dos princípios do Programa de Doze Passos das Irmandades Anônimas, juntamente como a base filosófica da OSC Comunidade Só Por Hoje, que compartilha a gestão do centro socioeducativo.

Os encontros acontecem três vezes na semana, sendo duas onde os jovens participam da Oficina dos Passos e mais uma para uma oficina instrumental.  Na última, eles têm acesso a materiais audiovisuais, dinâmicas, contos, fantoches e palestras com convidados da irmandade de N.A, psicólogos e profissionais de diversas áreas que tenham experiência e conhecimento sobre compulsões.

Mensalmente, os adolescentes que estão em fase mais avançada participam de um “Simuladão”, onde eles têm a oportunidade de conhecerem na prática o funcionamento de uma reunião nos moldes de grupos de Narcóticos Anônimos.

Como explica a diretora do CASA, Vânia Fachi, as oficinas têm como objetivo estimular os adolescentes a lidarem com o vício. “Queremos desconstruir as vivências de compulsividade, impulsividade, adicção e de conflitos interpessoais para construir um novo projeto de vida para esses jovens”, concluiu.